Retorno nos Processos Seletivos – Entendo que existe negligência quanto ao respeito pelos candidatos ou até mesmo inabilidade para perceber que a pessoa que está passando por um processo de seleção possui anseios, objetivos, responsabilidades e o mínimo que podemos fazer é conduzir o processo seletivo com muita ética e respeito.

Retorno nos Processos Seletivos

autocad

Retorno nos Processos Seletivos  – Tem sido constante a falta de retorno aos candidatos que participam em Processos Seletivos. Diversos fatores devem ser considerados na questão, entre eles, que o envio de currículo para determinada vaga, não representa o retorno por parte do recrutador. É comum que candidatos, na ansiedade de recolocar-se, participam de oportunidades que não estão adequadas ao seu perfil profissional.

Por outro lado, é preciso considerar a pouca experiência dos recrutadores. Em época de crise as empresas procuram reduzir seus custos e acabam contratando profissionais com pouca vivência na área resultando em Processos Seletivos conduzidos de forma amadora, sequer preocupando-se em dar um feedback aos participantes.

Entretanto, seja qual for o motivo, dar uma resposta aos candidatos participantes é uma questão de ética e respeito, sobretudo porque a empresa/profissional de RH cria nos candidatos, em função das circunstâncias, expectativas sonhos e ansiedades. Infelizmente muitas organizações ainda não consideram o fator ética no seu dia-a-dia, seja pela falta de política estabelecida ou pela falta de tato do profissional de RH.

Muitos afirmam que a falta de retorno ocorre em função da pressão da área requisitante para contratar o mais rápido possível, entretetanto acredito que o fator principal está na falta de habilidade nas relações pessoais.

Entendo que existe negligência quanto ao respeito pelos candidatos ou até mesmo inabilidade para perceber que a pessoa que está passando por um processo de seleção possui anseios, objetivos, responsabilidades e o mínimo que podemos fazer é conduzir o processo seletivo com muita ética e respeito.

Acesse aqui para conhecer todas oportunidades divulgadas no site

Marco Aurélio
Administrador do Site
Engenharia Civil Brasil

Engenharia Civil Brasil
Image by Freepick Company